Não conheço esse homem

a-negacao-de-pedro-michelangelo-merisi-da-caravaggio-inv-ih

Não conheço esse homem

Já disse que não conheço esse que se diz filho de Deus.

Quem sou eu pra saber quem é o Rei de Israel?

Nada entendo de política; sou apenas um pescador;

Ele deve ser um impostor!

Quem – em sã consciência – poderia amar tanto?

Quem – não fosse maluco – daria sua vida por um plano?

De salvação diz entender

Seu sangue quer verter

Diz que o Pai mandou dizer

Que ama a mim e a você

Maluco! Só pode ser maluco!

Quem curaria alguém, sem visar algum lucro?

Quem seria preso assim, sem entrar em pânico?

Mas ouço o galo que canta e anuncia minhas mentiras

Toda minha ingratidão e hipocrisia

Finjo que não escuto, dou de ombros, escondido…

…o ar, o sotaque, o gemido

Essa madrugada em Jerusalém

Não sou homem; não sou ninguém.

Mas eis que o galo canta segunda vez

Lembrando minha humanidade e estupidez

Ele me amou tanto, tanto…

E, no entanto, não tenho coragem de retribuir.

Preferia nunca ter saído de Betsaida

Nunca ter trocado os peixes pelas almas

Preferia ainda chamar Simão

Preferia não haver galo ou canção!

Choro.

Lembro do que me falou, avisando-me do inimigo:

“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!”

Ele, porém, rogou por mim, para que minha fé não desfaleça

De maneira que mereça

O que está prestes a fazer por mim.

De salvação diz entender

Seu sangue quer verter

Diz que o Pai mandou dizer

Que ama a mim e a você

Choro.

Que o galo canta e me encanta o fato dele sempre ter razão

A profecia se cumpre; nego o Cristo; mas já não importa

Pois Jesus está à porta e me pergunta:

“Simão, filho de Jonas, amas-me?”

“Apascenta as minhas ovelhas.”

E eu, logo eu, que sou ovelhinha caída precisando de um pastor

Pergunto o que fiz para merecer tamanho amor.

 

Deixe um comentário

